sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Como instalar o Mec Daisy em seu computador

Esse tutorial mostrará como instalar o Mec Daisy em seu computador e deixá-lo rodando bacaninha!

1º Passo: Baixando o programa e instalando o programa
Se o seu sistema operacional é Windows, acesse esse link aqui: http://intervox.nce.ufrj.br/~mecdaisy/windows/v_1.0_r678/, e dê um duplo clique no arquivo baixado. Então, é só dar "avançar", "avançar" até concluir a instalação.


Se for Linux, acrescente o repositório "intervox" à lista de repositórios do apt. Para isto, basta executar: sudo wget http://www.intervox.nce.ufrj.br/ubuntu/intervox.list \ \--output-document=/etc/apt/sources.list.d/intervox.list
(Repare nas barras invertidas ao fim da linha, indicando que estas linhas representam uma só).
Em seguida faça uma atualização da lista de pacotes, ou seja: sudo apt-get update
Depois instale o pacote mecdaisy (mecdaisy_0.5_all.deb) com sudo apt-get install mecdaisy

 3º Passo: Desabilitando o Iniciador Mbrola

Se você perceber que, após instalar o Mec Daisy, sempre que você ligar o computador um programa estiver sendo executado, não se assuste: não é vírus! É apenas o iniciador do Mbrola, a plataforma que faz o Mec Daisy funcionar. É fácil resolver o problema: clique em "Iniciar", depois "Executar" e digite "msconfig". Vai abrir o inicializador do seu computador. CUIDADO: faça essa parte com atenção, ou alguns programas do seu computador podem não funcionar direito. Clique na aba "Inicialização de Programas", procure por "Iniciador do Mbrola" e desmarque o quadradinho dele. Dê "Ok" e reinicie seu micro. Pronto!

4º Passo: Melhorando o Mec Daisy

Abra o Mec Daisy e clique em "Configurações". Na aba "Preferência de Som na Interface", mude para "Preferencialmente Som Gravado". Isso vai tirar aquela voz de disco arranhado!
 Nesse mesmo local, é possível alterar o volume e a velocidade de leitura.
Alguns livros já vem com o texto narrado. Se você quiser ouvi-lo, precisará entrar nessa aba e mudar "Preferência de Som na Leitura do Livro" e mudar para "Preferencialmente Som Gravado" também. Lembre que nem todos os livros possuem esse recurso!

5º Passo: Baixando Livros
Infelizmente, são poucos os livros encontrados na Internet para serem lidos pelo Mec Daisy... O link abaixo fornece todos os encontrados por nosso grupo durante a pesquisa: http://www.4shared.com/folder/vxC_srdu/Livros_no_formato_MECDAISY.html
Depois de baixar o livro, extraia os arquivos para a pasta "Livros", que deve ter sido criada durante a instalação do Mec Daisy.

6º Passo: Usando o Mec Daisy

Para ler e ouvir um livro, abra o programa e clique em "Abrir" (um livro fechado). Aparecerá a lista de livros disponíveis. Clique no desejado e pronto! É só curtir a leitura!



5 comentários:

  1. Eu uso Windows e Linux (Ubuntu 11.04).

    Bom saber da Instalação por meio de pacote .deb, assim poderei mostrar a possibilidade da utilização do Orca junto com o MecDaisy para alguns colegas com DV.

    ResponderExcluir
  2. A minha instalação esta com lingua inglesa como faço para mudar para português? joseinaci@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Teria como converter um livro em PDF para fortmato Mec Daisy ?

    Atenciosamente;
    Flavio

    ResponderExcluir
  4. Não consegui instalar.
    E: Impossível encontrar o pacote mecdaisy

    Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir